Na manhã desta quarta-feira (13) estiveram reunidos no gabinete municipal, representantes da Defesa Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, secretários municipais e vice-prefeito. Na ocasião foram alinhadas algumas informações de dados de acumulados de chuvas, nível do arroio e das localidades no interior e previsão do tempo das próximas horas.
De acordo com a Defesa Civil o acumulado de chuvas no interior e na cidade está dentro da previsão que foi indicada pela Sala de Situação da SEMA-RS, Defesa Civil e Cemaden e a previsão para as quarta e quinta é de chuvas com acumulados de até 70 mm para o sul do estado.
O arroio apresenta elevação principalmente nas áreas ribeirinhas, aquelas em que é comum haver cheias. Para a população destas localidades está sendo disponibilizado locais de alojamento (se necessário) e a Defesa Civil está visitando estes pontos e organizando o suporte na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural informa que alguns trechos de estradas no interior estão sem acesso, inclusive o Hospital da Reserva, que está com acesso somente pela Boa Vista neste momento.
A Corsan comunica que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de água, porém há dificuldade de acessar as bombas de captação. Há uma equipe técnica na cidade que trabalhará até que o abastecimento seja normalizado.
A Prefeitura Municipal, juntamente com a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, segue monitorando e dando suporte às chamadas de emergência da população e seguirá com comunicados ao longo do dia.
É importante que a comunidade, especialmente ribeirinha fique atenta. No entanto, não há motivo para pânico, pois não há previsão até o momento de ocorrência de cheias vultuosas.
Emergências Ligue 190/193
Defesa Civil (53) 99100-0645