Neste sábado (18), o nível da Lagoa dos Patos em São Lourenço do Sul baixou e, voltou a apresentar níveis na casa dos 2,80. A 9ª edição do Boletim de Acompanhamento do Fenômeno Climático que atinge o Estado foi divulgada na última quarta-feira. Nesta atualização, o Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG apresentou uma modelagem numérica da Região Sul da Lagoa dos Patos, composta por meio dos resultados obtidos ao observar o comportamento do estuário nas cidades de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul.
Ventos Norte e Nordeste sem uma vazão suficiente no Canal da Barra em Rio Grande, elevarão o nível da Lagoa dos Patos a uma porção mais ao Sul no dia 22 de maio. A coloração indica níveis próximos aos 3 metros para São Lourenço do Sul.
Mas segundo o Prof. da FURG Eduardo Dias, a escala pode variar até 14cm no comparativo ao gráfico, ajustando com os valores da régua que marca o nível por aqui. Na sequencia, a FURG deve apresentar novo Boletim das águas para São Lourenço e Região.
Ver essa foto no Instagram