Apoio financeiro no valor de R$ 5.100,00 pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul.
PROGRAMA “AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO”
– O QUE É?
Apoio financeiro no valor de R$ 5.100,00 pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul.
– QUEM TEM DIREITO?
As famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios em situação de calamidade ou emergência.
– Local de atendimento: A partir das 15hs do dia 21/05, a Prefeitura Municipal disponibilizará auxílio para o preenchimento do formulário a quem tiver dificuldades. O auxílio será prestado na Rua Coronel Alfredo Born, nº 202 – Centro – Sede da Prefeitura Municipal.
Dúvidas Frequentes:
- É preciso abrir conta bancária? Não. A Caixa Econômica abrirá uma conta poupança social digital automaticamente em nome do beneficiário. Se a pessoa já tiver conta na Caixa, o dinheiro será depositado nessa conta.
- Sou beneficiário do Programa Bolsa Família. Vou receber o auxílio reconstrução? O auxílio reconstrução é voltado para famílias que tiveram que sair de suas casas e buscar abrigos ou ir para casa de amigos e parentes devido às chuvas e perderam parte ou todos seus bens. Beneficiários do Bolsa Família que estiverem nessa situação poderão receber o auxílio. Beneficiários do Bolsa Família que não estiverem nessas situações, não são elegíveis para o auxílio reconstrução.
- Preciso estar no Cadastro Único para receber o auxílio reconstrução?
Não. Para receber o auxílio, o preenchimento dos dados das famílias desalojadas ou desabrigadas das áreas atingidas, com endereço completo comprovado.
- Existe alguma regra para uso do dinheiro? Não. O Auxílio Reconstrução é uma ajuda do Governo Federal para que as famílias possam retomar suas vidas, para quem perdeu geladeira, fogão, televisão, sofá, colchão possa comprar esses bens, para quem teve a casa parcialmente destruída possa fazer uma pequena reforma. Cada família sabe a melhor forma de utilizar o recurso.
Todas as informações sobre o programa podem ser acessadas através do link: https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao