CABE A REFLEXÃO – LAGOA APRESENTOU ACENTUADA NATA VERDE AO LONGO DO FINAL DE SEMANA

CABE A REFLEXÃO – LAGOA APRESENTOU ACENTUADA NATA VERDE AO LONGO DO FINAL DE SEMANA

Imagens deixam margem para contestações – os registros são da ‘Paisagens do Alto’ (Andréa Tessaro) e, mostram a Lagoa dos Patos e uma acentuada nata verde neste último final de semana (mais precisamente no domingo, 2/02).

A FURG não recomenda o banho no curso destes eventos no estuário: “Infelizmente a FEPAM não faz a análise de cianobactérias. Ela faz análise de outros organismos como escherichia coli, coliformes totais”, disse o biólogo, Professor da FURG Eduardo Forneck. O alerta do Prof. Eduardo Dias, também da FURG, banhar-se nessas águas podem provocar irritação na pele e olhos, febre, diarreia e vômitos.

Contudo, a FEPAM, no último boletim do projeto Balneabilidade, divulgado na sexta-feira (31/01), apontou que todas as praias de São Lourenço do Sul estavam próprias para o banho e, afirma que no monitoramento, o estuário não apresenta quantidade significativa ou suficiente de cianobactérias para dizer que as águas estão impróprias: “se duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50.000 células”, diz a nota.

Contudo, fica a reflexão e o alerta devido ao que as imagens nos mostram.

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por 𝗦𝗟𝗥 (@slr.digital)