“QUEM TEM CONDIÇÕES DE PAGAR, QUE PAGUE O SEU FINANCIAMENTO”, PROFERE DEPUTADO SOBRE ENDIVIDAMENTO RURAL

O deputado estadual Zé Nunes (PT), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do RS, lidera uma comitiva de parlamentares que estará em Brasília nos dias 9 e 10 de junho para apresentar ao Governo Federal uma nova proposta para enfrentar o endividamento rural.
Em entrevista ao SLR RÁDIO desta segunda-feira (9), o parlamentar falou em apresentar uma solução viável, e alternativa à Securitização apresentada pelo Senador Luis Carlos Heinze, que definiu como “fácil demais”: “Agora, quem tem condições de pagar, que pague o seu financiamento”, expressou Nunes.
Entre os principais pontos da proposta do petista estão a manutenção das condições originais dos contratos (como juros e rebates), prazo de pagamento de até 12 anos, com dois anos de carência e exclusão de encargos como multas, juros de mora e honorários advocatícios. “Proposta alternativa que beneficia 100% de quem faz Pronaf e 70% de quem faz Pronampe”, disse. Um “enquadramento” de até R$ 250 mil para renegociação – o que beneficiaria cerca de 140 mil gaúchos em operações de crédito.