O SLR RÁDIO conversou na manhã desta sexta-feira (2) com o professor Eduardo Cortez, consultor do SINDICFC, que fez um alerta sobre os riscos e as possíveis consequências das mudanças implementadas pelo Governo Federal no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com o objetivo de reduzir custos, o novo modelo, implantado em 2025, tornou o curso teórico 100% online e gratuito, retirando a obrigatoriedade das aulas em Centros de Formação de Condutores (CFCs) para as categorias A e B. Além disso, passou a permitir a realização de aulas práticas com instrutores autônomos credenciados.

Segundo o governo, as alterações podem reduzir o custo total da CNH em até 80%, ao diminuir a dependência das autoescolas e concentrar o processo na aprovação nas provas teórica e prática, dentro do novo sistema denominado “CNH do Brasil”.

No entanto, de acordo com Eduardo Cortez, o modelo apresenta riscos significativos, especialmente no que diz respeito à formação dos condutores.

 

PERIGOS E CONSEQUÊNCIAS

 

Falta de habilidade e segurança: a dispensa das aulas teóricas e práticas presenciais compromete a aquisição do conhecimento técnico e da experiência necessários para uma condução segura, aumentando o risco de acidentes e colocando em perigo a vida do condutor e de terceiros.