Ruy Fernando Holz

Ruy Fernando Holz

Radialista

Idealizador do Programa São Lourenço Repórter, Reconhecido na profissão pela Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio (Agert) em 1978.

Pelos serviços prestados à comunidade lourenciana através do Programa São Lourenço Repórter, o radialista Ruy Fernando Holz recebeu seu devido reconhecimento. Foi agraciado em quatro oportunidades com o Troféu Destaque promovido pelo Jornal O Lourenciano: “Destaque Comunicação” por duas vezes, “Reportagem do Ano” e “Promoção de Eventos”. Com seu trabalho consolidado no rádiojornalismo, além de incentivar grandes promoções como o “Rainha da Colônia”, a “SüdoOktoberFest”, o “Carnaval Mais Quente da Costa Doce”, o “Reponte da Canção”, “Festival de Bandas”, etc…, coube até uma incursão na política como vereador em São Lourenço do Sul.

Atualmente segue como âncora e produtor geral do Programa São Lourenço Repórter.

Carlos Eduardo Holz

Carlos Eduardo Holz

Jornalista

Graduado pela Universidade Federal de Pelotas em 2016. Atualmente trabalha no Rádiojornalismo do Programa São Lourenço Repórter, da Rádio São Lourenço AM. Atuando na transmissão de fatos e eventos que marcam o cotidiano e a história da comunidade lourenciana.

Em 2017 através de um convite feito pelo Sindicato Rural de São Lourenço do Sul, desempenhou a Assessoria de Imprensa da 39ª Expofeira.

Foi Destaque Jovem 2017 em Rádiojornalismo. Evento promovido pelo Jornal O Lourenciano.

Está à frente do site do Programa São Lourenço Repórter. Além de desempenhar a Assessoria do Programa, reportagens e edições de matérias.

Nossa História

Em 06 de março de 1955 era inaugurada a Rádio São Lourenço AM – 1190 kHz em São Lourenço do Sul. Fruto do movimento organizado pelas Emissoras Riograndenses Ltda. Logo se criava um vínculo com a sociedade lourenciana e arredores que se mantém até os dias de hoje. A Rádio São Lourenço sob direção de José Ely Charlat Camargo se consolidava focando nos principais atrativos para a comunidade lourenciana, como as transmissões de grandes eventos na cidade, a narração de futebol pela colônia, programas de música, a prestação de serviço e entretenimento, visto que lhe faltava o viés jornalístico.

Foi então que o radialista, Ruy Fernando Holz, que iniciou suas atividades na emissora no início da década de 1960 e reconhecido na profissão pela Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio (Agert) em 1978, teve a iniciativa e a audácia para idealizar um novo formato de programa de rádio, criando um programa de rádiojornalismo no município, com diretrizes que almejavam transpor os elementos da prestação de serviço e compor um programa de jornalismo elaborado, resumindo o noticiário nacional e do estado, com ênfase e prioridade aos acontecimentos de São Lourenço do Sul, com registros, entrevistas, debates e críticas construtivas. Nascia, em 21 de março de 1989, o Programa São Lourenço Repórter.

Seu noticiário abraçou a comunidade preocupando-se principalmente com os direitos de seus cidadãos e a busca pela solução cobrando os deveres das autoridades, quando esta não cumpria com suas obrigações para com a sociedade. A população de baixa renda passou a ser ouvida. Crescia a participação com reivindicações em busca de melhorias nos bairros, nos hospitais e postos de saúde, nas escolas, bem como, na colônia com a busca por melhorias na qualidade de vida e infra-estrutura. Ali se buscava a solução para conseguirem remédios através do gesto solidário. Mas também se fazia a crítica, que inclusive influía na troca de sindicalistas e denúncias com o descaso por parte de órgãos públicos.

A Rádio São Lourenço – AM 1190 Khz, já nos anos 1990, passa a ter uma nova direção: o casal Jorge Luiz Ferreira Malhão e Ana Luiza Loréa Malhão. E decidem manter na grade o diferencial das rádios do interior – rádiojornalismo, identificado com a atividade paralela do novo diretor (Professor de Rádio da UCPel). Hoje em dia, o Programa São Lourenço Repórter está na grade da emissora das 7h30min ás 11h. Três horas e meia de programação noticiosa, debates e entrevistas.

Atualmente, os nomes que mais se ouvem na ZYK-301 (prefixo atual) – frequência de 1.190 kHz, amplitude modulada (AM) – são: Ruy Fernando Holz, que começou na emissora em 1971 tendo trabalhado em todos horários possíveis, há 10 anos  apresenta o seu “São Lourenço Repórter” de segundas às sextas, das 7 horas e 30 minutos às 10 horas e 50 minutos; (HAMMES, 2010, p. 483)

A PodHium Pesquisas e Publicidades de Cascavel – PR, comprova outro fator positivo do programa: a audiência sempre se manteve entre 50% e 70%, à frente de outras rádios, inclusive das de grande expressão no Estado. Inclusive conferiu o troféu “Destaque Locutor” ao Radialista Ruy Fernando Holz, reconhecendo os serviços prestados.

Na cidade é comum empresas locais disponibilizarem pesquisas de audiência junto aos seus clientes, com intuito de investimento em publicidade. O Programa São Lourenço Repórter, na maioria das análises aparece no topo, com audiência acima dos 50%.

Atualmente a equipe do Programa São Lourenço Repórter é composta pelo radialista Ruy Fernando Holz, o Jornalista Carlos Eduardo Holz, a assistente de produção Débora Treichel, a estagiária Cláudia Knut, os operadores de áudio, Marcelo Boemeke e Laudemir Radmann, os serviços técnicos de Eduardo Damé Pereira e, todos gerenciados pela dinâmica de Ana Luiza da Silva.

Dando seqüência aos serviços prestados a comunidade lourenciana e região, com a intenção de firmar um interação cada vez mais direta com os ouvintes, o Programa São Lourenço Repórter, traz mais uma importante ferramenta aliada do seu rádio, o áudio, a imagem e o jornal virtual. Com a incursão da internet, o rádiojornalismo ganhou ainda mais dinamismo. Atrelado a idéia agilizar a informação, com seriedade e responsabilidade, nasce em 5 de janeiro de 2018, o site do Programa: saolourencoreporter.com, sob a direção do Jornalista Carlos Eduardo Holz, e colaboração da designer Bruna da Nova Cruz Soares.

Bibliografia:

HAMMES, Edilberto Luiz. São Lourenço do Sul: Radiografia de um município, das origens ao ano 2000; v. 3. São Leopoldo: Studio Zeus, 2010.